quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Veja Ilustre Passageiro: O Atelier Mirga e os Cartazes de Bonde" no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo

Mostras buscam provocar um questionamento quanto à origem do design brasileiro a partir dos produtos consumidos em massa

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, inaugura hoje, duas mostras que contarão em imagens a origem da identidade do design brasileiro. Uma delas apresentará centenas de obras publicitárias do século passado, que serão expostas simultaneamente com ilustrações de rótulos de cachaça, muitos destes, inspirados na natureza brasileira e na beleza feminina.

A mostra intitulada Veja ilustre passageiro: Atelier Mirga e os cartazes do bonde trará cerca de 300 fotos do ateliê de Henrique Mirgalowski produzidos entre 1928 e 1970.

O escritório de Mirga, a Companhia dos Annuncios em Bonds, era o único responsável pela criação dos cartazes que circulavam dentro dos bondes da época. Suas produções eram inspiradas em cartazístas norte-americanos, franceses e soviéticos, porém com traços “abrasileirados”.

A exposição simultânea Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça contará com 400 imagens da coleção do design gráfico Egeu Laus, juntamente com o acervo da Fundação Joaquim Nabuco.

Malandrinha, Caboclinha, Princesinha e Garotinha, são alguns dos diminutivos que dão nome as cachaças e que trazem estampadas desenhos de mulheres, muitas vezes de maneira sensualizada.

Os nomes dados às branquinhas são uma atração à parte: Amiga Nossa, Alegria do Povo, Ponte Torta e Caninha da Saúde são alguns dos rótulos que poderão ser encontrados na exposição.
Por Arlete Gomes

Instituto Tomie Ohtake
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
De 10 de fevereiro a 10 de abril de 2011
Terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca





















divulgação





Um comentário:

  1. Não é comentpario.
    É pergunta.
    Até quando esse preciosa mostra estará à disposição do público?

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