terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comida típca de New Orleans, Eggs Sardou (1)

Eggs Sardou do restaurante Commander's Palace (New Orleans).

Ovos Sardou é um prato da cozinha crioula da Louisiana.
São ovos escalfados com fundo de alcachofra, creme de espinafre e molho hollandaise .
Ele está no menu crioulo em muitos restaurantes de New Orleans. Foi criado em homenagem ao dramaturgo francês do século 19, Victorien Sardou, quando visitou a cidade.

4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Em uma frigideira derreta uma colher de sopa de manteiga em fogo médio-alto. Adicione 4 corações da alcachofra já cozidos, uma pitada de sal e pimenta.
Mexa por 1-2 minutos até aquecer.Retire do fogo e cubra para manter aquecido.
A parte mais difícil é cozinhar o ovo. A clara tem que estar sólida e a gema praticamente líquida.
Para facilitar a coagulação da clara, adicione um pouco de vinagre.Para 1 litro de água, 1 dl de vinagre branco.(dl) é a abreviação de decilitro, ou seja, 1 litro dividido por 10, que é igual a 100ml.
Leve a água com o vinagre ao lume e deixe ferver. Reduza o calor e introduza, um ovo de cada vez, o mais próximo possível do nível da água. Cozinhe-o durante uns 4 minutos com a água em ebulição.Com uma colher grande levante a clara sobre a gema, como se estivesse colocando um calda sobre a gema.Repita esse processo algumas vezes até que a clara esteja bem esbranquiçada e a gema , ao tocá-la com a colher, macia.
Escorra o ovo com uma escumadeira. Passe-o cuidadosamente na água para retirar o sabor a vinagre.
Disponha os corações da alcachofra quente em cada um dos 4 pratos e cubra com o espinafre. Pode ser o creme, ou espinafre salteado.
Coloque o ovo em cima de cada cama de espinafre e regue com o molho hollandaise quente.
Se quiser incrementar, leve ao forno fatias de presunto cru até que fiquem crocantes, depois é so picá-las e polvilhar em cima do ovo. Salsinha vai muito bem também.
Para decorar,disponha algumas folhas da alcachofra.
Clique no link para a receita do molho hollandaise http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.foodnetwork.com/recipes/tyler-florence/hollandaise-sauce-recipe/index.html&ei=KnhkTb2CA4WUtweK0IWTBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CEIQ7gEwAg&prev=/search%3Fq%3Dhollandaise%2Bsauce%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7GGIT_en%26prmd%3Divns

Receita: Emeril's levemente adaptada por mim.
Foto: Brady e AViaja

Nenhum comentário:

Postar um comentário