segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Culinária Holandesa...

...se caracteriza pelo consumo de grandes quantidades de pão e batatas, tal como sugere o pintor Holandês Vincent van Gogh em seu quadro intitulado Os comedores de batatas.
Os temperos picantes não costumam fazer parte dos componentes dos alimentos. As especialidades mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias defumadas e a sopa de ervilhas.
Os queijos também fazem parte das suas tradições culinárias e os mais populares são o Edam, o Gouda e Leyden.
Outras refeições muito comuns na Holanda são: krentenbroodjes (bolo com passas) broodjes (sanduíches) hutspot (batatas, cenouras e cebolas) klapstuk (um acompanhamento feito de carne de vaca cozida) boerenkool met rookworst (repolho crocante e batatas servidos com salsicha defumada).
Quanto a sobremesas, as favoritas dos holandeses são: flensjes ou pannekoeken (25 variedades de panqueca holandesa), wafels met slagroom (wafles com creme de chantilly), poffertje (bolinhas de farinha fritas e cobertas com açúcar) e spekkoek (uma espécie de bolo de bacon). O consumo de lacticínios como leite, queijo, requeijão e derivados é bastante comum entre os holandeses. É por isso que alguns cientistas afirmam que os lacticínios contribuem para a sua elevada média de altura. Em relação às bebidas, a cerveja holandesa é muito famosa e servida gelada e em copos pequenos (een pils). As cervejas de sabor suave mais conhecidas são a Heineken e a Amstel. As mais fortes são a Oranjeboom e a Grolsch. A ginebra (jenever) é outra das bebidas mais populares da Holanda. As mulheres são normalmente as que se sentam primeiro à mesa e não fica bem começarem a comer sem a dona da casa dizer "Eet smakelijk" (coma deliciosamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário