quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bacalhau al Pil Pil




Receita do país Basco
1 porção
200 g de bacalhau dessalgado em posta .
Retire as espinhas com uma pinça própria.
Numa caçarola, cubra a posta com azeite, frite alho em lâminas e quando começarem a amarelar, retire-as e retire também a caçarola do fogo para que o azeite amorne.
Enxugue o bacalhau com um pano e disponha-o com a pele para baixo no azeite .
Vá movendo a caçarola num movimento de vai-vem circular e, nunca deixe ferver o azeite, quando começar a fazer bolhinhas retire do fogo e mantenha o movimento.
Volte ao fogo e retire as vezes que forem necessárias para evitar que ferva.
Dependendo do fogão, em 30 minutos já deve ter uma maionese (pil pil) obtida através da emulsão do azeite com a gelatina libertada pela pele do bacalhau.
Disponha o molho sob a posta e os alhos que préviamente fritou.
Se for cozinhar mais de uma posta, a caçarola tem que ter tamanho suficiente que permita haver algum espaço entre as postas, para que estas se possam movimentar "batendo" deste modo a maionese. Se por acaso ao fim do tempo ainda não obteve a consistência desejada, retire o bacalhau e com um batedor de arames de uma mexida muito ligeira que rapidamente emulsionará o molho. Se precisar, acrescente um pouco mais de azeite.
Pepita Rodriguez, atriz, espanhola da Andalucia, cozinheira de mão cheia , me levou a loucura quando experimentei pela primeira vez essa iguaria feita por ela e sua panela mágica importada da Espanha. A tal panela, faz os movimentos circulares num bamboleio de mestre.
Aí mora o segredo do pil pil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário