sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pueblo Bonito, Chaco Canyon, NM, USA

Fica entre Albuquerque e Farmington . De Santa Fe, 4horas de carro.
É acessível apenas por estradas de terra precária.
O cânion tem sido esculpido por séculos de erosão. Milhões de anos de história revelam-se nas camadas de rocha e os fósseis nele embutido.
Fica a uma altitude de 6.200 pés. Escaldante no verão e muito frio no inverno. Apesar dessas condições adversas, há prova da presença humana.
Esses grupos foram amplamente nômades, por volta de 200 dC, quando os primeiros agricultores se instalaram na área e construíam casas em pequenas covas.
Depois, em aproximadamente 850 dC, uma grande mudança ocorreu e o povo começou a construir de uma forma radicalmente diferente, usando pedras maciças, diferente do que havia sido construído antes.
15 grandes complexos conectados uns aos outros por linhas de visão que teria permitido uma comunicação rápida. Muitos edifícios podem ter sido alinhados para capturar os ciclos lunares e solares. Esse conhecimento é refletido na arquitetura.
Até sistema de coleta de água existia. Eram ligados a comunidades afastadas por uma extensa rede de estradas. Uma cultura altamente organizada e sofisticada.
A aéra foi abandonada em 1150 dC. Talvez a seca prolongada tenha sido o motivo..
É uma área sagrada, com um vazio da paisagem circundante dramática .O que foi tudo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário