terça-feira, 9 de novembro de 2010

Walking Tour, San Miguel Church, Santa Fe, NM

Missão de São Miguel, também conhecida como Capela de São Miguel, localiza-se no Bairro de Analco Historic District , tem uma fachada bastante simples, mas bonita.
É uma igreja espanhola colonial, uma das mais antigas igrejas nos Estados Unidos em uso.
Construída por volta de 1610 para atender as pessoas pobres, com a ajuda dos tlaxcaltecas, um povo indígena, de etnia Nahua que habitava o reino de Tlaxcala no Mexico e padres Franciscanos.
A igreja foi destruída durante a Revolta de Pueblo de 1680, mas foi reconstruída em 1710 após a reconquista espanhola e serviu por um tempo como uma capela para os soldados espanhóis.
Embora a igreja tenha sido reconstruída várias vezes ao longo dos anos, grande parte das paredes de adobe originais, estão intactas. No altar, uma grande tela de 1798 e uma estátua trazida do Mexico, talvez a a mais antiga estátua nos Estados Unidos, de San Miguel (1709), coberta com gesso e folha de ouro.
Os visitantes são incentivados a tocar o sino de bronze com um martelo que fica prezo em um andaime de madeira.
"Toque o sino de San Miguel, e os espíritos o farão voltar à Santa Fe, se tocar demais, você acabará se mudando para cá", diz o historiador Richard Mark Lindsley, que dirige a loja de presentes.










Ao lado da igreja, numa rua estreita, fica a casa mais antiga dos Estados Unidos. Durante séculos, acontecimentos trágicos e violentos aconteceram nesse quarteirão. Dizem que toda a área é mal assombrada. Eu não percebi nenhum fantasminha me acompanhando.

















Caminhe à direita na Old Santa Fe Trail até a esquina e vire à esquerda na E. De Vargas St.
Na esquina com a Garcia St, fica a casa do mais influente historiador e antropólogo suíço do século 19, Adolph Bandelier (1840-1914). http://www.newmexicohistory.org/filedetails.php?fileID=517 . Aqui começa a Canyon Road, a rua das galerias.


Fotos: AV e Commons.wikimedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário