terça-feira, 9 de novembro de 2010

Loretto Chapel, Santa Fe, NM

207 Old Santa Fe Trail (entre Alameda e Water Sts.)

A história da Capela Loretto começou quando o Bispo Jean Baptiste procurando difundir a fé e trazer um sistema educacional a esse novo território, começou a escrever uma carta de pedido a sacerdotes, irmãos e irmãs para pregar e ensinar.
Em 1852 as Irmãs de Loretto responderam ao Bispo e chegaram à Santa Fe .
Em 1853, fundaram a Academia de Nossa Senhora da Luz (Loretto).
Decidiram que a escola precisava de uma capela. A propriedade foi comprada e em 1873 iniciou-se a Capela Loretto.
Jean Baptiste Lamy contratou o arquitecto francês Antoine Mouly e seu filho, Projectus Mouly, para construir sua capela gótica. Embora tenha sido construída em uma escala muito menor, a capela guarda uma semelhança óbvia à Sainte-Chapelle , em Paris.
O arquiteto morreu de repente e depois de muito tempo da capela construída, perceberam que não havia uma escada para ligar ao coro na parte superior.
Diz a lenda da escada milagrosa que um homem maltrapilho apareceu e disse às freiras que ele iria construir a escada, mas precisava de total privacidade e trancou-se por meses na capela em algum momento entre 1877 e 1881. Usou um pequeno número de ferramentas primitivas e construiu uma escada em espiral totalmente de madeira, com 33 degraus, a idade de Jesus quando ele morreu.
A identidade do carpinteiro não se sabe. Quando finalmente terminou, desapareceu.
Muitas testemunhas, ao ver a escada, acharam que foi um acontecimento milagroso.
A escada confunde arquitetos, engenheiros e mestres artesãos. Fazendo duas voltas completas até o coro a 20 metros de altura e sem nenhum suporte central. Ela repousa unicamente na sua base e contra o coro. Feita de madeira de espécies extintas, que não haviam na região, construída apenas com cravilhas de madeira quadrada, sem cola ou pregos.

2 comentários:

  1. Hi Wong! Good morning!
    If you have a chance, read in english about this church. You gonna like it.
    Greettings, Ana

    ResponderExcluir