quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Brasil- Uruguay , de carro

Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece. É pura verdade.
Sou encantada por esse país.
Minha primeira vez, foi no inverno na década de 80. Minha linda e querida mãe me apresentou um pedaço do Uruguay e bem mais tarde, em 2003, fui de carro.
Atravessei o país de norte ao sul numa caminhonete, rasgando os pampas, sua planície, sua beleza e seu silêncio. De um lado ovelhas, do outro vacas. De um lado pasto, do outro pasto também. Nenhum posto, nenhuma construção, nada. Só a faixa pintada no asfalto e o infinito emoldurado no para-brisa do carro.
Todas as estradas no mundo deveriam ser iguais as estradas que cortam os pampas.
Sabe porquê? Um veículo cruza o seu a cada meia hora.
Fantástico, porque o meu "eu" morre de pavor de alta velocidade, de ultrapassar caminhões, carros e até carrinhos de bebês.
De repente me vi dirigindo a 160km/h . Incorporei as personagens do filme "Telma e Louise", e fui feliz por um período longo até chegar na "civilização" outra vez.
Muito antes disso, na fronteira do Brasil com o Uruguay, parei na alfândega, paguei as taxas e pedi algumas informações.
Pé no acelerador para chegar a Taquarembó , a primeira cidade depois da fronteira, antes do anoitecer.
Resolvi passear pela cidade e ver outros hotéis por que não confiei muito na "dica"do oficial da alfândega.
Os termômetros marcavam 2 graus. Desci do carro e fui conhecer o primeiro hotel que vi na cidade. Abri a porta do pardieiro, dei um passo e voltei para o carro.
A indicação na fronteira era precisa. Não dava para ser outro hotel. Meia volta vou ver.
Cheguei na recepção e pedi um quarto. Desculpe, não temos mais quartos. Como assim? É brincadeira ,não é? Era uma segunda-feira. Me sentei no sófá com meu travesseirinho a tiracolo e a única coisa que me passou pela cabeça foi: daqui não saio ,daqui niguém me tira.
A recepcionista, muito amável, me disse: Vou ligar para um Motel que fica bem próximo, quem sabe eles tenham uma suite que você possa passar a noite.
Obâ, um Motel, acho que vai ser bem engraçado!
O frio, a fome, o sono falaram mais alto que os hormônios sonados.
Voltei para o carro, dirigi uns 150 metros. Letras garrafais em neon anunciavam o colorido MOTEL LAS VEGAS.
Encostei o carro e uma senhora veio até o portão. Acho que estava dormindo. Ela foi a pé e eu dirigindo para me mostrar a Suite Master.
Nevava dentro do meu corpo. Desci do carro, tirei a mala, entrei no quarto. e meus olhos viraram 360 graus no quarto. A imagem que ficou, foi a pista de dança, uma cortina vermelha de veludo e minha mala encostada num sófa descorado. Pedi que ela limpasse de novo o banheiro e a trocasse os lençois. Sosseguei.
Senhora , preciso pedir comida. Só pizza, ela respondeu. Tudo bem. Em 15 minutos a tal pizza de queijo chegou dobrada e embrulhada em folhas de papel . Caixa de papelão não existe. Talher e prato, nem pensar. O jeito foi morder os pedaços com 10 camadas de queijo e não reclamar .
Fui tomar banho. O banheiro entupiu. Tudo aconteceu. A água começou a subir e alagou o banheiro. Senhoooooooooooooooora socorro!!!!!!!
Liguei a Tv para dar risada com aqueles filmes B de sacanagem. Para o meus espanto, liguei na Rede Globo. Isso mesmo, estava passando novela. Mais surreal que isso...
Resolvi dormir. Fui me cobrir e o lençol rasgou de ponta a ponta. Senhoooooooooooooooooooora!!!! Ela não me atendia mais.
Resolvi ir dormir no carro. Levei tudo que precisava. Durou menos de 1 minuto. O frio que fazia lá fora congelava o cilios. Voltei para o quarto, me deitei de roupa e dormi feito estátua.
No dia seguinte, corri para o hotel ao lado para tomar café da manhã.
Pedi um tostado, peguei o jornal, me sentei confortavelmente na poltrona de couro e tudo estava bem. Aquilo não havia acontecido, era apenas um pesadelo.
Faria tudo de novo, sem excluir nenhum detalhe.
A vida é para ser vivida assim, com leveza, com tiração de sarro, na brincadeira. Depois ela vira "causo"para contar para os amigos aqui no blog e a gente dar muita risada.

3 comentários:

  1. Oi Ana, fico feliz por você!
    Que privilégio, Deus criou belezas incontáveis, e você as tem conhecido ao vivo...
    Um grande abraço,
    Sidney
    (papodedesenhista.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Sidney,
    um grande abraço para você também
    Ana

    ResponderExcluir
  3. hehehehehe
    só por Deus! As vezes acontecem coisas em nossas vidas que as fazem ser mais espaciais ainda! Já sofri demais nas minhas "andadas por aí..." mas nunca precisei dormir num Motel... Essa foi boa!
    Bjs e Boas viagens!
    Carla
    www.expedicaoandandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir