segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ilha do Araújo- Paraty

Sábado, 4 de Julho 2009
Descobrindo o mar de Paraty por todos os ângulos. Estava fotografando as caiçaras limpando os camarões na peixaria, enquanto a maré subia pela Rua da Praia. Ouvi um barqueiro oferecendo passeio de barco. Caminhei até ele, perguntei o preço, fechei e disse: Não quero um passeio turístico, me leve para um lugar autenticamente caiçara.
Atracamos na ilha do Araújo (mais ou menos 50 minutos do píer de Paraty), direto para o bar da Rosa, para experimentar o melhor pastel de camarão (ever), depois do da praia da Tartaruga, em Búzios.
O pequeno arraial de pescadores estava todo enfeitado para a festa de São Pedro, que acontecerá amanhã. Bandeirolas e barraquinhas. Rodei por ali, meia dúzia de casas, uma delas, Biblioteca e Centro Cultural. Às vezes bate uma esperança nesse Brasil! Resolvi caminhar pela orla, em pequenos caminhos que ladeiam pedras e mar. Um ranchinho ali, outro ali, todos pescadores, acolhedores. Depois de um sobe e desce danado uma pequena baía com mais umas 10 ou 15 casas. Ali sim já alguma de forasteiros que, mesmo sem doar para as igrejas, compraram seu pedaço no paraíso. Caiçara, preservado, mobilizado. Vamos ver até quando. Saí dali com vontade de regressar para uma estada mais longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário